CULTURA

Em Rolândia podemos perceber claramente que a cultura se divide em duas áreas:
- A Cultura Institucional: que é aquela mantida pelo município ou alguma instituição ou associação, conta com 2 museus, 1 centro de cultura e um espaço reservado a mostras de artistas plásticos da região.
- A Cultura Tradicional: aquela que veio incorporada nos hábitos e costumes dos imigrantes e que foram se incorporando à cultura local.

Na cultura institucionalizada, temos quatro centros fomentadores de cultura no município:

CENTRO CULTURAL NANUK:

É um espaço que tem como objetivo planejar, promover e fomentar as atividades culturais do Município; promover estudos e preservação do patrimônio histórico e cultural. Nele funciona a Secretaria de Cultura, é um complexo que agrega uma pequena recepção na entrada, um teatro. Fica ao lado da Biblioteca Pública Municipal.
Localização:
Fone: 43. 3906-1085
Atendimento: das 8h às 11h30min e das 13h às 18h de segunda a sextas-feiras.

MUSEU MUNICIPAL:

Sua finalidade é de preservação do patrimônio histórico e a memória do município, reuni em seu acervo documentos, objetos, fotos que contam a história de Rolândia. Muitos dos objetos ali em exposição foram doados pela comunidade.
Localização: Av. dos expedicionários, 604, de frente para a Matriz São José.
Fone: 43. 3906-1077.
Atendimento: das 8h às 11:30 e das 13h às 18h de segunda a sextas-feiras.

 

ESPAÇO ARTE:

É um espaço destinado à mostra e a divulgação do trabalho dos artistas locais ou da região, promove exposições de arte e fica anexo ao Museu Municipal.
Localização: Av. dos expedicionários, 604, de frente para a Matriz São José.
Fone: 43. 3906-1077.
Atendimento: das 8h às 11:30 e das 13h às 18h de segunda a sextas-feiras.

MUSEU JAPONÊS:

Sua finalidade é a preservação do patrimônio histórico e a memória dos primeiros imigrantes japoneses chegados à cidade. Nele é possível apreciar peças ligadas à agricultura, assim como pinturas, minerais, grãos, roupas, além de um típico jardim japonês. Foi construída também uma casa de palmito reprodução do rancho habitado inicialmente pelo imigrante, contendo todos os utensílios da época.
Localização: estrada Rolândia/Pitangueiras, km 5.
Fone para agendamento: 43. 3256-1449 / 3256-1716.
Atendimento: de quarta a domingo das 13:00 ás 17:30h. Ingresso: R$ 2,00.


Quando a Cultura tradicional, ela esta espalhada por toda a cidade:
- Na arquitetura: são as casas de madeira, os prédios e as casas em estilo germânico, a estatura Roland que é um símbolo do município e que representa todo o resgate da memória dos imigrantes alemães que vieram para cá.
- Na gastronomia: principalmente nos bolos e tortas alemãs e também na culinária japonesa, influência da imigração dessas culturas que aqui foram incorporadas e que foram preservando alguns hábitos.



 

LOJA VIRTUAL:

Carrinho de compras

O seu Cesto encontra-se vazio no momento.

PUBLICIDADE: